O #FestivalVarilux de 2019 já nasceu especial; foi a comemoração de 10 edições do evento e nosso objetivo foi tanto celebrar aquelas que passaram, com todos os acontecimentos, filmes e delegações que já estiveram presentes, como incentivar ainda mais pessoas a conferir o festival e as atrações do ano.
Como primeira comunicação, mostramos os filmes selecionados, contando sobre seus diretores e atores principais e sobre o contexto da obra. Isso tudo para permitir que as pessoas assistissem aos títulos com mais informações do que o trailer pode transmitir.​​​​​​​
Toda a identidade visual foi pensada para representar o número "10", por causa da comemoração, e criada pela Bonfilm, a realizadora do evento.​​​​​​​
À época do festival ainda estava começando a se popularizar o IGTV, nova plataforma dentro do Instagram que permite postar vídeos com mais de 1 minuto, o que era impossível antes. Essa ferramenta serviu principalmente para postarmos os trailers dos filmes, que antes eram postados parcialmente ou picotados, em forma de álbum.
Para isso, um novo layout foi criado possibilitando a visualização dos títulos e logos no feed e no grid, quando acessados.​​​​​​​
Mais uma parte da edição comemorativa foi o agradecimento aos parceiros que mais se destacaram desde o primeiro festival. Essa homenagem foi feita via Stories, também no Instagram, os marcando e possibilitando o recompartilhamento em suas respectivas contas na rede social.​​​​​​​
Uma outra homenagem foi feita para os atores, atrizes, diretores e diretoras que participaram do festival desde a primeira edição. O post foi um espelho do mosaico montado para eventos de abertura oficiais do evento, que aconteceram em São Paulo e no Rio de Janeiro, como de costume.​​​​​​​
Como no ano de 2019 também recebemos alguns artistas na delegação francesa, montamos uma comunicação que permitiu ao público se organizar e saber quem estaria em qual local e em qual horário, além de mostrar se a sessão era gratuita ou não.​​​​​​​
Como de tradição desde as últimas três edições, montamos algumas playlists no canal oficial da conta no Spotify, duas delas relembrando filmes que passaram pelo evento em todas as edições, e outra com os sucessos de filmes do ano.​​​​​​​
Ao final, também da mesma forma que na edição de 2018, publicamos via Stories imagens dos filmes com uma ferramenta de "termômetro" da redes social, que estimulou a interação com o público e, mais uma vez, nos mostrou quais foram os filmes mais queridos da programação.​​​​​​​
Para encerrar o festival, como era de se esperar, postamos uma despedida calorosa, saudando todos que acompanharam o evento, não apenas em 2019, mas desde a primeira edição. Como sempre, foi sucesso de engajamento.​​​​​​​

Tem mais coisa aqui:

Back to Top