Em sua 11ª edição, o 8½ Festa do Cinema Italiano trouxe 10 títulos para exibições em cinemas pelo Brasil durante os dias 27 de junho e 03 de julho de 2024 e com um mote inesperado: um mercato à italiana no qual todos os produtos são clássicos da sétima arte.
Títulos inéditos e pré-estreias compuseram o lineup - e alguns de peso, como a maior bilheteria italiana em 2023, "Ainda Temos o Amanhã", de Paola Cortellesi, e "A Imensidão", protagonizado por ninguém menos que Penélope Cruz.
Para divulgar cada um desses títulos de forma especial, além do compartilhamento de cada um dos trailers com covers únicas produzidas para o evento (e desdobradas para todos os formatos necessários, como reels, stories, feed e wide), fizemos um reel explorando o conceito mencionado e apresentando as "promoções da semana":
Depois, ainda produzimos mais um vídeo, dessa vez compartilhando curiosidades sobre alguns dos títulos, como fatos históricos, opiniões dos diretores e muito mais:
Todos os anos, o festival recebe um ou mais convidados especiais, que vêm ao Brasil para divulgar seus filmes e ainda participar de alguns encontros com o público antes e depois de certas exibições. Em 2024 não foi diferente e recebemos o ilustre Daniele Luchetti, diretor de filmes já famosos como "Domani accadrà", "O Senhor Ministro", "La Scuola" e "Meu Irmão é Filho Único".
Dessa vez, ele veio para contar mais sobre o longa "Segredos", em cartaz nessa edição do evento. Para apresentá-lo ao público, também fizemos um vídeo compartilhando toda essa história:
Em todas as edições, o evento também já estabeleceu uma tradição: o Prêmio do Público Generali - que leva o nome do principal patrocinador aqui no Brasil, a Generali Seguros.
Essa é uma oportunidade para que os espectadores do festival elejam seu título favorito (que é coroado simbolicamente ao final das exibições), e ainda concorram a um kit exclusivo da Bialetti. Para incentivar a votação, produzimos mais um vídeo a respeito:
Além, claro, de posts estáticos com essa mesma finalidade. Finalmente, após o período oficial e o sorteio, também fizemos a publicação que anunciou o grande vencedor do ano.
Respondendo a uma demanda do público da festa, compartilhamos em vários momentos a perspectiva de cidades e salas confirmadas na edição de 2024. Com fãs sempre bastante afoitos, essa editoria é quase que uma obrigação para o bom andamento da divulgação.
Durante todo o evento - e por meses antes dele - também incentivamos a participação do público e os alimentamos com informações através de newsletters direcionadas à base herdada do festival, com mais de 80 mil contatos interessados em cinema independente e/ou estrangeiro.
As mensagens foram produzidas de forma gráfica e fatiadas utilizando HTML, para consequente envio através de ferramenta contratada especialmente para essa situação.
Para surfar na onda do momento - a ferramenta "sua vez", do Instagram -, chegando próximo do final do período oficial de exibições, montamos um layout para ser compartilhado nos stories. A ideia foi fazer com que os fãs do festival compartilhassem de forma fácil a imagem, mostrando quais foram os filmes que assistiram em 2024.
Claro, para encerrar, fizemos um emocionado agradecimento aos patrocinadores e ao público pelo apoio em mais uma edição do evento e já sinalizando a edição de 2025.
CRÉDITOS:

Artes gráficas estáticas: Nathalia Younes
Newsletters (visual + HTML): Gustavo Benatti Rispoli
Motion graphics (roteiro + criação + edição): Gustavo Benatti Rispoli
Redação geral e estratégia: Gustavo Benatti Rispoli

Tem mais coisa aqui:

Back to Top