Nossa tentativa foi começar o #FestivalVarilux em 2018 já de um jeito diferente: apresentando os filmes selecionados para a mostra pelos stories, com fotos da produção em um layout montado direto pelo editor do Instagram. Isso permitiu que marcássemos alguns dos artistas dos respectivos filmes e ainda utilizássemos a hashtag do evento, de forma a aparecer para aqueles que porventura não seguiam a página mas sim a palavra.​​​​​​​
Uma das dificuldades e preocupações em 2018 foi a copa mundial de futebol, que também estava em curso e dispersava a atenção do público, além de muitos estabelecimentos fecharem devido ao evento. Isso fez com que criássemos uma comunicação complementar que também informava sobre o funcionamento das salas de cinema pelo Brasil.​​​​​​​
Durante a edição de 2018 do evento atingimos a marca de 10 mi seguidores no Instagram, que até o ano anterior tinha menos de 10% desse número. Montamos, então, um post como forma de agradecimento ao público que nos acompanhava.​​​​​​​
Como nova ativação, nos utilizamos do Spotify como uma plataforma alternativa de contato com o público do festival. Reunimos em algumas playlists músicas de filmes da edição separadas por tema e divulgamos de forma orgânica e patrocinada na rede.​​​​​​​
Ainda, para continuar o trabalho da edição passada de forma mais proveitosa, criamos uma página no Giphy, que nos permitiu criar algumas reações a partir de trechos dos filmes da edição e disponibilizar para serem utilizados por toda a rede, fãs ou não do festival. Ao final da edição de 2018 já eram mais de 2 mil views.​​​​​​​
Como em algumas cidades as exibições continuam mesmo após o término oficial do evento, criamos mais um post especial revelando quais seriam elas e celebrando essa continuidade.
Para encerrar o evento conseguimos colocar em prática duas ideias que permitiram a interação dos usuários com a página e ainda serviu de feedback sobre os filmes escolhidos.
A primeira foi postar, usando uma ferramenta disponível no Story, do Instagram, todos os filmes e pedir a avaliação do público, o que nos permitiu saber os mais "queridinhos" da edição. A segunda foi criar um layout que juntasse todos os títulos e permitisse ao público printar e compartilhar em suas próprias redes socias quais dos filmes tinham assistido. O resultado para ambas foi um sucesso!​​​​​​​

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