O festival acontece anualmente, reproduzindo, nos cinemas brasileiros, gravações da temporada mais recente de óperas na europa. A intenção é popularizar a arte da ópera por aqui, uma vez que não temos apresentações desse gênero no Brasil - pelo menos não de forma frequente. Além disso, com exibições em formato de filmes, o acesso é democratizado pelo valor, ao mesmo tempo que se tem acesso à tradição europeia no assunto.
Todos os anos, a identidade da edição do festival parte de uma foto em alta qualidade de alguma das obras em cartaz. O problema é que depois de quase 10 anos, esse visual acaba se tornando repetitivo, já que as fotos têm sempre esse ar gótico por serem feitas durante encenações em palcos grandes e reais.
Além disso, o festival acabava por não explorar mais cores além do preto e vermelho, que têm forte conexão com a ópera, mas caíam no mesmo problema citado anteriormente e como pode ser visto nos cartazes das últimas edições:
Para contornar esse problema, o primeiro passo foi selecionar uma foto de uma das obras da edição tentando fugir desse lugar comum: artista principal centralizado com fundo preto. A escolhida foi uma foto da montagem de Madame Butterfly e que, de quebra, ainda evidenciava o tamanho da produção do evento:
O segundo passo foi tratar a foto e criar uma identidade rica a partir dela. Como já sabíamos que a ideia era evitar o preto, partimos para o branco e uma cor inédita na comunicação: o lilás. Misturando com a foto, chegamos em alguns tons para serem explorados durante a comunicação:
Com o tratamento, a foto ganhou um aspecto texturizado e mais presença do lilás. O palco foi completamente recortado e se tornou a marca da edição, somado com a sua própria forma em um sólido de cor, sem esquecer dos círculos que simbolizam a amplificação do som, também representados no logotipo do festival.
Como o evento é divulgado através de diversos veículos on e offline, o cartaz foi adaptado para todos esses formatos, além de atender às demandas de eventos, como backdrops e catálogos com a programação.
O projeto não foi veiculado por desistência do cliente.